Dialeto PoloDoc
55 11 4591 3604
55 11 96170 9573 (Badilho - Whatsapp)
Rua Prefeito José Carlos 452, Itupeva, São Paulo CEP 13295-000  
CNPJ: 24.009.909/0001-79
Estimativa de entrega 2 a 5 dias.

© 2017 by Dialeto

Cartão crédito

Débito Online

Outras formas

OS PRIMEIROS BRASILEIROS

Vito D'Alessio

De longe, tudo que está relacionado ao caiçara é controverso; não é exatamente um povo e tampouco costuma ser chamado de cultura, a extensão de seu habitat pode variar em milhares de quilômetros, até mesmo sua real existência contemporânea está posta em xeque.


Estivemos na região em que se deu a primeira e intensa fusão de índios, negros e europeus, compondo a genuína matriz genética e cultural do povo brasileiro e que vem resistindo e se moldando a todos os ciclos econômicos desde o descobrimento.


Sempre tivemos em mente que, mais do que pesquisar, era preciso mergulhar de olhos e corações abertos neste projeto e vimos de perto um povo simples, que preserva os traços de um Brasil colonial, na textura suave de sua intimidade cotidiana: missas entoadas em latim, crença em seres encantados, quintais de varas, a companhia cúmplice do mar e o mistério do dia seguinte regido pela lua.


Por isso, mais que conclusões históricas sobre o povo da costa, Dias de Caiçara propõe o olhar delicado de crônicas e contos para falar desta gente sedutora e de seu impulso de contar histórias, que cabem em qualquer tempo, no qual a palavra dita é infinitamente mais importante que a letra escrita.


Foram meses de convívio e descobertas pessoais, dormimos em traineiras, quase naufragamos, rezamos para São Pedro, ficamos isolados pelas chuvas de verão que invadem os vales, andamos pela mata atrás de “pau” pra fazer canoa.

 

E apesar de tantas viagens, fi cou a sensação de ter passado
quase nada junto dessa cultura vibrante, orgânica, que vai se adaptando ao mundo com a generosidade dos primeiros brasileiros, que povoaram esta terra com o escambo das línguas, credos e raças, dando ao Brasil o orgulho da mestiçagem encantadora e que seguramente representa o nosso grande patrimônio imemorial.

O Livro

Um livro criado a partir da intensa convivência com estas comunidades da costa, foram 3 anos de viagens entendendo e registrando as nuances de cada povoado e sua relação com o ambiente.

Um conceito editorial que não apenas traz o olhar documental, mas também a síntese cultural a partir do olhar das crônicas e dos causos, o que nos permite uma percepção global do universo cultural sem a contaminação das generalidades.

O Documentário

Um vídeo documentário premiado, que ao contrario do que se imagina traz um olhar distinto e complementar em relação ao Livro. Dirigido por Luis Scarabel Jr, Fotografado por Renato Dutra, e roteirizado por Vito D’Alessio.

Um caleidoscópio de imagens e histórias encantadoras que nos dão a dimensão magica do universo caiçara.

A Música

Étnico

Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00
Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00
Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Uma produção que entendeu a profunda relevância da música na vida desta cultura, a partir de sua influencia impositiva na organização social, produtiva, afetiva.

Uma equipe apaixonada que mergulhou no fundo da alma e de uma memória já quase esquecida, Ali no teatro da Fundart em Ubatuba, foram dias e noites de musica e sonhos, registradas com a mais alta tecnologia.

Um grande encontro dos mestres cirandeiros, Transformado em um álbum Étnico com 42 faixas de música genuina, um documento para a eternidade. 

 

E um segundo Álbum que fundiu a inspiração   indígena com grandes nomes da música Brasileira, entre eles Décio Marques, Luis Perequê, Zé Gomes, Julinho, Ciranda Elétrica, Dani Lasalvia, Caco Barros, entre outros.

Fusion

Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00
Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00
Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00

A Exposição

A exposição aconteceu no Museu da Cinemateca de São Paulo, e registrou em linguagem multimídia a riqueza da simbologia cultural deste povo.

 

Um evento marcante que atraiu milhares de  pessoas em dois meses de exibição.A mostra foi criada, pelo cenógrafo Luis Scarabel jr. a partir de um conceito caleidoscópico, misturando todas as linguagens.

composta de um vídeo instalação sonorizada, 80 imagens fotográficas e uma exposição de objetos cotidianos dos Caiçaras, entre eles: instrumentos musicais, adornos e arte.

Ficha Técnica

Direção Geral
VITO D’ALESSIO
Coordenador da Dialeto. Como fotógrafo e jornalista é colaborador dos principais veículos de comunicação do Brasil e de agências internacionais. Como produtor cultural foi responsável por projetos de grande repercussão como: Projeto Xingu,
Expedicion Morrillos, Mehinaku Message from Amazon, Caiapó Metutire, Cem Anos Luz, Sorocabana - Uma Saga Ferroviária, Avenida Paulista, Claro Jansson - O fotógrafo viajante, entre outros.

Pesquisa e Textos
DANIEL PASCALICCHIO
Formou-se em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com especialização em gestão ambiental pelo Gallillee College de Israel e pós-graduado pela Newcastle University, Austrália. É fundador da ONG Ambiental Litoral Norte onde desenvolve e mantém projetos sócio-culturais junto à comunidade caiçara
do litoral norte do estado de São Paulo.

 

Direção Geral / General Direction
VITO D’ALESSIO


Fotografi a / Photographer
VITO D’ALESSIO


Textos / Texts
DANIEL PASCALICCHIO
VITO D’ALESSIO em
O Santo que pecou e “Romeu e Julieta Tupiniquim”


Edição e Arte / Editing and Book Design
LEOPOLDO SILVA JR.


Direção de Produção / Production Direction
RENATO DUTRA


Pesquisa / Research
VITO D’ALESSIO
DANIEL PASCALICCHIO
MONIK DE OLIVEIRA


Projeto Cenográfi co / Exhibition Design
LUIS SCARABEL JR.


Revisão / Revision
DANIELA GONÇALVES DE MORAIS


Relações Institucionais / Institutional Relations
SORAYA IBNER


Tradução / Translation
RICHARD PEDICINI


Produção / Production
MONIK DE OLIVEIRA


Assistente de Produção / Production Assistants
PATRICIA DOS SANTOS
ANTONIA PEREIRA DE ARAÚJO


Direção Administrativa / Administrative Direction
ABDEL GOFFAR MAJZOUB NETO


Assistente Administrativa / Administrative Assistant
CARLENE LIMA BATISTA
Jurídico / Legal Advisor
JOSÉ ANTONIO BALESTERO


Leis de Incentivo / Incentive Laws
JOSÉ EDUARDO KFURI


Assessoria Contábil / Accounting Advisor
MARCO ANTONIO FAUSTINO


Pré-Impressão e Impressão / Printing and Pre-press
RR DONNELLEY MOORE