Dialeto PoloDoc
55 11 4591 3604
55 11 96170 9573 (Badilho - Whatsapp)
Rua Prefeito José Carlos 452, Itupeva, São Paulo CEP 13295-000  
CNPJ: 24.009.909/0001-79
Estimativa de entrega 2 a 5 dias.

© 2017 by Dialeto

Cartão crédito

Débito Online

Outras formas

Projeto de preservação de nascentes

Grande São Paulo... São 14 milhões de pessoas... Consumindo 69 mil litros de água por segundo! Metade deste consumo vem do sistema Cantareira, um dos maiores do mundo, suas cinco bacias representam 33 mil litros de água por segundo, abastecendo apenas parte dessa cidade considerada a maior da America latina... Hoje, um dos maiores consumos de água do país.

Toda esta água vem de longe, nasce no sudeste do estado de São Paulo e no extremo sul de Minas Gerais, na região da serra da Mantiqueira, onde brotam os formadores do Rio Piracicaba. São inúmeras nascentes... Em média quatro por propriedades rurais... Juntas vão formando pequenos córregos e ribeirões tranqüilos como a rotina desta gente, cruzando áreas urbanas, formando pequenas cachoeira e praias até formar o Jaguari, um rio que corta a cidade de Extrema em Minas Gerais e o Jacareí em São Paulo na cidade de Joanópolis. Depois de serpentear por entre os pastos e grotas deságuam mansas nas represas que levam seus nomes, Jaguari e Jacareí.

Atentos ao futuro do mais precioso elemento da natureza, algo esta acontecendo nestas regiões de nascentes... Um trabalho lento e minucioso plantado por vários seguimentos governamentais, Agência de água, institutos, ONGs, prefeituras e pelos próprios proprietários locais, somando esforços para reverter uma pratica centenária de devastação no campo, um longo caminho que promete não só alterar significativamente a qualidade da água, mas servir de modelo de prática de preservação por todo país.

As grandes transformações não estão ocorrendo apenas nas paisagens, mas na forma de como se vê a natureza... Este é o maior avanço obtido com estes projetos de preservação ambiental, um deles, o Projeto Produtor de Água... Capaz de mudar a visão de muitas pessoas e torná-las multiplicadoras da idéia, formas de encarar a terra muito diferente da cultura local absorvidas a gerações.

O Documentário

Um Documentário humano, que aborda sobretudo o olhar do pequeno produtor rural envolvido em um emblemático projeto de preservação. Este trabalho foi escolhido entre os 5 videos oficiais da Rio +20.

 

Um projeto patrocinado pela IBM, capitaneado pela TNC - The Nature Conservancy, e apoiado pela ANA - Agencia Nacional de Águas Dirigido por Luis Scarabel Jr, Fotografado por Renato Dutra, e roteirizado por Vito D’Alessio.

Ficha Técnica