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A LUZ DE UM TEMPO MEMORÁVEL
Vito D'Alessio

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A história da Avenida Paulista, vive em constante mutação. Com projeto inspirado nas grandes avenidas européias, pela iniciativa do empresário uruguaio Joaquim Eugênio de Lima, nasce em 8 de dezembro de 1891, a Avenida Paulista, a primeira via pública asfaltada e arborizada da cidade, no início do século passado. Em 1916, era um boulevard admirado  pelos seus visitantes. 

 

Eventos populares como paradas, corridas de automóvel e o corso de carnaval eram realizados ao longo da avenida. Até cerca de 1940, era formada por mansões de negociantes, imigrantes e fazendeiros de café. A maioria dos casarões não existe mais. Apenas duas casas, a Casa das Rosas (de 1935, transformada em um museu) e a do número 1.919 , estão tombadas pelo seu valor histórico. Entre algumas das construções mais antigas que ainda permanecem, vale citar a Escola Rodrigues Alves (de 1919), e o Instituto Pasteur, (de 1903).

No final da década de 60 é aberta ao público a nova sede do Museu de Arte de São Paulo - MASP, até hoje, a principal referência da avenida. Durante os anos 70, foram realizadas obras de alargamento na avenida para que pudesse suportar a intensa circulação de veículos. No inicio dos anos 80, um terreno foi comprado pelo Citibank por um preço considerado como o mais alto já pago por uma área na avenida. Neste local o banco construiu sua sede com formas e cores inovadoras.
 

Hoje, ao longo da avenida, servida pelo Metrô, cerca de 450 mil pessoas circulam diariamente a trabalho, negócios, estudos ou lazer. Sedes de entidades importantes como a FIESP; câmaras de comércio exterior, consulados; escritórios de grandes empresas nacionais e de empresas multinacionais e, principalmente agências de bancos nacionais e estrangeiros que fazem da Avenida Paulista o maior centro empresarial financeiro da América Latina comparado ao da Quinta Avenida de Nova York. 

 

Poucos são os locais em São Paulo que marcam presença (e preferência) na memória de seus habitantes como a Avenida Paulista que após uma votação popular realizada em 1991, foi considerada o símbolo da cidade.

O Livro

“Avenida Paulista a Síntese da Metrópole” é mais um produto cultural da Dialeto Latin American Documentary, empresa especializada em documentários sobre a América Latina. Com direção geral de Vito D´Alessio, apresentação de Ignácio de Loyola Brandão, textos do arquiteto Antonio Soukef Junior, fotografias de Eduardo Albarello e de acervos históricos e familiares, o livro apresenta um panorama poético e minucioso da história da avenida, que já foi chamada de “Esplêndida” pelo francês Graffé e de “Boca de mil dentes” pelo poeta Mário de Andrade.

 

O livro é uma justa homenagem a um dos marcos históricos do país. Em conjunto com uma exposição, lançado no mês do aniversário dos 111 anos da avenida no Museu de Arte de São Paulo - MASP.

Características Técnicas Edição Bilingue: Português / Inglês,  Tamanho: 26 x 27 cm, Impressão: Off set, 4x4 cores, Papel Couchet 180 g., Capa dura.

A Exposição

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Um evento marcante que levou mais de 1000 pessoas apenas ao seu lançamento. A mostra foi criada, pelo cenógrafo Luis Scarabel jr. e composta de uma vídeo instalação sonorizada, 80 imagens fotográficas e painéis fotográficos descrevendo uma linha do tempo histórico documental.

A exposição aconteceu no icônico MASP - Museu de Arte de São Paulo e registrou em linguagem multimídia a riqueza desta avenida símbolo da transformação e riqueza da cidade São Paulo.

Ficha Técnica

Direção Geral

General Supervision

VITO D ALESSIO

Textos e Coordenação de Pesquisa

Text and research co-ordination

ANTONIO SOUKEF JUNIOR

 

Fotos

Photos

EDUARDO ALBARELLO

Edição e Arte

Editing and Art Work

LEOPOLDO SILVA JUNIOR

Produção

Production

RENATO DUTRA

Direção Laboratorial

Laboratory Staff

FUJI FILM

Apresentação

Presentation

IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO

Auditoria

Audit

PAULO SERGIO SANTOS

Assessoria de Imprensa

Press Advice

LILIAN SCRIVANTI

MAGALI MARTUCCI

Financeiro

Financial Controller

MARA M. D'ALESSIO

Leis de Incentivo

Incentive Law

LILIANE PARDINI

Revisão

RevIsion

DANIELA GONÇALVES DE MORAIS

Impressão

Printing

PANCROM

Tradução

CECIL STUART BIRKINSHAW 

Montagem

Stage Setting

DZN

 

Captação de Recursos

Funding Management

CEPAR

Produção e Pesquisa

Production and Research

PAULO PINAGÉ

BRUNO ALBARELLO

Assessor Gráfico

Staff Printing

OSMAR BELMONTE

Assessoria

Technical Assistance

JOSÉ ARMANDO FERRARA

LUIZ SCARABEL JUNIOR

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