A LUZ DE UM TEMPO MEMORÁVEL
Vito D'Alessio
A história da Avenida Paulista, vive em constante mutação. Com projeto inspirado nas grandes avenidas européias, pela iniciativa do empresário uruguaio Joaquim Eugênio de Lima, nasce em 8 de dezembro de 1891, a Avenida Paulista, a primeira via pública asfaltada e arborizada da cidade, no início do século passado. Em 1916, era um boulevard admirado pelos seus visitantes.
Eventos populares como paradas, corridas de automóvel e o corso de carnaval eram realizados ao longo da avenida. Até cerca de 1940, era formada por mansões de negociantes, imigrantes e fazendeiros de café. A maioria dos casarões não existe mais. Apenas duas casas, a Casa das Rosas (de 1935, transformada em um museu) e a do número 1.919 , estão tombadas pelo seu valor histórico. Entre algumas das construções mais antigas que ainda permanecem, vale citar a Escola Rodrigues Alves (de 1919), e o Instituto Pasteur, (de 1903).
No final da década de 60 é aberta ao público a nova sede do Museu de Arte de São Paulo - MASP, até hoje, a principal referência da avenida. Durante os anos 70, foram realizadas obras de alargamento na avenida para que pudesse suportar a intensa circulação de veículos. No inicio dos anos 80, um terreno foi comprado pelo Citibank por um preço considerado como o mais alto já pago por uma área na avenida. Neste local o banco construiu sua sede com formas e cores inovadoras.
Hoje, ao longo da avenida, servida pelo Metrô, cerca de 450 mil pessoas circulam diariamente a trabalho, negócios, estudos ou lazer. Sedes de entidades importantes como a FIESP; câmaras de comércio exterior, consulados; escritórios de grandes empresas nacionais e de empresas multinacionais e, principalmente agências de bancos nacionais e estrangeiros que fazem da Avenida Paulista o maior centro empresarial financeiro da América Latina comparado ao da Quinta Avenida de Nova York.
Poucos são os locais em São Paulo que marcam presença (e preferência) na memória de seus habitantes como a Avenida Paulista que após uma votação popular realizada em 1991, foi considerada o símbolo da cidade.
O Livro
“Avenida Paulista a Síntese da Metrópole” é mais um produto cultural da Dialeto Latin American Documentary, empresa especializada em documentários sobre a América Latina. Com direção geral de Vito D´Alessio, apresentação de Ignácio de Loyola Brandão, textos do arquiteto Antonio Soukef Junior, fotografias de Eduardo Albarello e de acervos históricos e familiares, o livro apresenta um panorama poético e minucioso da história da avenida, que já foi chamada de “Esplêndida” pelo francês Graffé e de “Boca de mil dentes” pelo poeta Mário de Andrade.
O livro é uma justa homenagem a um dos marcos históricos do país. Em conjunto com uma exposição, lançado no mês do aniversário dos 111 anos da avenida no Museu de Arte de São Paulo - MASP.
Características Técnicas Edição Bilingue: Português / Inglês, Tamanho: 26 x 27 cm, Impressão: Off set, 4x4 cores, Papel Couchet 180 g., Capa dura.
A Exposição
Um evento marcante que levou mais de 1000 pessoas apenas ao seu lançamento. A mostra foi criada, pelo cenógrafo Luis Scarabel jr. e composta de uma vídeo instalação sonorizada, 80 imagens fotográficas e painéis fotográficos descrevendo uma linha do tempo histórico documental.
A exposição aconteceu no icônico MASP - Museu de Arte de São Paulo e registrou em linguagem multimídia a riqueza desta avenida símbolo da transformação e riqueza da cidade São Paulo.
Ficha Técnica
Direção Geral
General Supervision
VITO D ALESSIO
Textos e Coordenação de Pesquisa
Text and research co-ordination
ANTONIO SOUKEF JUNIOR
Fotos
Photos
EDUARDO ALBARELLO
Edição e Arte
Editing and Art Work
LEOPOLDO SILVA JUNIOR
Produção
Production
RENATO DUTRA
Direção Laboratorial
Laboratory Staff
FUJI FILM
Apresentação
Presentation
IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO
Auditoria
Audit
PAULO SERGIO SANTOS
Assessoria de Imprensa
Press Advice
LILIAN SCRIVANTI
MAGALI MARTUCCI
Financeiro
Financial Controller
MARA M. D'ALESSIO
Leis de Incentivo
Incentive Law
LILIANE PARDINI
Revisão
RevIsion
DANIELA GONÇALVES DE MORAIS
Impressão
Printing
PANCROM
Tradução
CECIL STUART BIRKINSHAW
Montagem
Stage Setting
DZN
Captação de Recursos
Funding Management
CEPAR
Produção e Pesquisa
Production and Research
PAULO PINAGÉ
BRUNO ALBARELLO
Assessor Gráfico
Staff Printing
OSMAR BELMONTE
Assessoria
Technical Assistance
JOSÉ ARMANDO FERRARA
LUIZ SCARABEL JUNIOR