top of page

Um Grão de História

logo1.png
base.png
TRIPA-LOGO-LEI-E-ASSINATURA.png
04613.png

UM GRÃO DE HISTÓRIA
VITO D'ALESSIO

kit_café.png

É provável que nenhuma outra bebida tenha conquistado tanta importância no mundo quanto o café. Originário da Etiópia, onde ainda brota de forma selvagem nas escarpas das montanhas, o café foi protagonista de importantes transformações sociais, políticas e econômicas nos países onde aportou.


Da fruta à bebida, das lendas remotas aos dias de hoje, “Café – Um Grão de História”, apresenta os caminhos e descaminhos que deram fama a esse líquido consumido e apreciado em todo o planeta.​

Com ineditismo, a publicação revela histórias saborosas sobre esse grão que se espalhou pelo mundo, levando riquezas; provocando conflitos e admiração; promovendo mudanças econômicas e culturais por onde passou.

 

O livro traz fotos produzidas especialmente para este trabalho e imagens históricas até então nunca publicadas. 


A publicação é bilíngüe em português e inglês e representa uma nova referência para o ambiente editorial brasileiro. Em uma parceria inovadora no mercado, o livro também foi distribuido em lojas da maior rede de cafeterias do Brasil, o Fran’s Café.

O Livro

Produção e edição limitada de "Café - Um Grão de História”, um livro de arte com encadernação luxuosa e conceito editorial  arrojado.

 

O livro tem por finalidade permitir que o leitor tenha uma visão global do ciclo que mudou a geografia politico-econômica do país, sua importância e integração com o meio ambiente e a cultura.

Farta documentação fotográfica, além da utilização de diversos acervos históricos, públicos e particulares. Com textos de Sérgio Túlio Caldas e fotos de Vito D’Alessio, documentarista e pesquisador premiado.

 

Características Técnicas Edição Bilingue: Português / Inglês,  Tamanho: 26 x 27 cm, Impressão: Off set, 4x4 cores, Papel Couchet 180 g., Capa dura.

O Vídeo

Este vídeo foi produzido para dar suporte ao lançamento do livro que aconteceu nas principais cidades cafeeiras do Brasil.

Esta produção de 26 minutos foi dirigida por Luis Scarabel Jr., com direção de fotografia de Renato Dutra.

Ficha Técnica

VITTO.png
TULIO.png

VITO D’ALESSIO
Direção Geral / General Direction


Coordenador da Dialeto. Como fotógrafo e jornalista é colaborador dos principais veículos de comunicação do Brasil e de agências internacionais. Como produtor cultural foi responsável por projetos de grande repercussão como: Projeto Xingu, Expedicion Morrillos, Mehinaku Message from Amazon, Cinco Órfãos, Caiapó Metutire, Cem Anos Luz, Sorocabana - Uma Saga Ferroviária, Avenida Paulista, Claro Jansson - O fotógrafo viajante, Dias de Caiçara entre outros.

SÉRGIO TÚLIO CALDAS

Pesquisa e Textos / Research and Text


Jornalista adepto ao pé na estrada, já esteve em numerosos países, ora cruzando terras chinesas em direção à Europa, ora em regiões do Himalaia ou cobrindo o tsunami, no Sri Lanka. Trabalhou para o jornal O Estado de S.Paulo, revistas Veja e Terra, além da TV Record. Seus trabalhos pelo mundo e país adentro levaram-no a dirigir a redação da revista Discovery Magazine, no Brasil, e a tornar-se colaborador da BBC-Wildlife, de Londres, National Geographic-Brasil; e Rádio Eldorado, além de dirigir documentários para a Rede SescTV, gravados na Índia, Ásia Central e Brasil.

 

É autor dos livros Nas Fronteiras do Islã (Editora Record), e Arara-Azul (DBA), entre outros. Adora um cafezinho, paixão herdada do avô mineiro José da Mata, que, ao contrário do que reza a lenda, tomava café bem forte e sem um pingo de açúcar.

ficha café.png
3.png
1.png
logo final.png
bottom of page