logo.png
capa.jpg
TRIPA-LOGO-LEI-E-ASSINATURA.png
carglass_f.png

OS PRIMEIROS BRASILEIROS
Vito D'Alessio 

kit_caiçara.png

De longe, tudo que está relacionado ao caiçara é controverso; não é exatamente um povo e tampouco costuma ser chamado de cultura, a extensão de seu habitat pode variar em milhares de quilômetros, até mesmo sua real existência contemporânea está posta em xeque.


Estivemos na região em que se deu a primeira e intensa fusão de índios, negros e europeus, compondo a genuína matriz genética e cultural do povo brasileiro e que vem resistindo e se moldando a todos os ciclos econômicos desde o descobrimento.


Sempre tivemos em mente que, mais do que pesquisar, era preciso mergulhar de olhos e corações abertos neste projeto e vimos de perto um povo simples, que preserva os traços de um Brasil colonial, na textura suave de sua intimidade cotidiana: missas entoadas em latim, crença em seres encantados, quintais de varas, a companhia cúmplice do mar e o mistério do dia seguinte regido pela lua.


Por isso, mais que conclusões históricas sobre o povo da costa, Dias de Caiçara propõe o olhar delicado de crônicas e contos para falar desta gente sedutora e de seu impulso de contar histórias, que cabem em qualquer tempo, no qual a palavra dita é infinitamente mais importante que a letra escrita.


Foram meses de convívio e descobertas pessoais, dormimos em traineiras, quase naufragamos, rezamos para São Pedro, ficamos isolados pelas chuvas de verão que invadem os vales, andamos pela mata atrás de “pau” pra fazer canoa.

 

E apesar de tantas viagens, fi cou a sensação de ter passado
quase nada junto dessa cultura vibrante, orgânica, que vai se adaptando ao mundo com a generosidade dos primeiros brasileiros, que povoaram esta terra com o escambo das línguas, credos e raças, dando ao Brasil o orgulho da mestiçagem encantadora e que seguramente representa o nosso grande patrimônio imemorial.

O Livro

Um livro criado a partir da intensa convivência com estas comunidades da costa, foram 3 anos de viagens entendendo e registrando as nuances de cada povoado e sua relação com o ambiente.

Um conceito editorial que não apenas traz o olhar documental, mas também a síntese cultural a partir do olhar das crônicas e dos causos, o que nos permite uma percepção global do universo cultural sem a contaminação das generalidades.

O Documentário

Um vídeo documentário premiado, que ao contrário do que se imagina, traz um olhar distinto e complementar em relação ao livro. Dirigido por Luis Scarabel Jr., fotografado por Renato Dutra e roteirizado por Vito D’Alessio.

Um caleidoscópio de imagens e histórias encantadoras que nos dão a dimensão mágica do universo caiçara.

A Música

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

Tradição

Moda da Canoa - Dias de Caiçara - Música
00:00 / 00:00
Ciranda - Dias de Caiçara - Música
00:00 / 00:00
Tontinha - Dias de Caiçara - Música
00:00 / 00:00

Uma produção que entendeu a profunda relevância da música na vida desta cultura, a partir de sua influência impositiva na organização social, produtiva, afetiva.

Uma equipe apaixonada que mergulhou no fundo da alma e de uma memória já quase esquecida, Ali no teatro da Fundart em Ubatuba, foram dias e noites de música e sonhos, registradas com a mais alta tecnologia.

Um grande encontro dos últimos mestres cirandeiros, transformado em um álbum, Tradição, com 15 faixas de música genuína, um documento para a eternidade. 

 

E um segundo álbum que fundiu a a genúina música caiçara com grandes nomes da música Brasileira, entre eles Décio Marques, Luis Perequê, Zé Gomes, Julinho, Ciranda Elétrica, Dani Lasalvia, Caco Barros, entre outros.

Influências

Azul Marinho - Dias de Caiçara - Música
00:00 / 00:00
Canoa - Dias de Caiçara - Música
00:00 / 00:00
Encanto Caiçara - Dias de Caiçara - Música
00:00 / 00:00

A Exposição

A exposição aconteceu no Museu da Cinemateca de São Paulo, e registrou em linguagem multimídia a riqueza da simbologia cultural deste povo.

 

Um evento marcante que atraiu milhares de  pessoas em dois meses de exibição.A mostra foi criada, pelo cenógrafo Luis Scarabel jr. a partir de um conceito caleidoscópico, misturando todas as linguagens.

composta de um vídeo instalação sonorizada, 80 imagens fotográficas e uma exposição de objetos cotidianos dos Caiçaras, entre eles: instrumentos musicais, adornos e arte.

cinemateca-brasileira-logo-redesign-woll

Ficha Técnica

DSC08960.jpg

Direção Geral
VITO D’ALESSIO
Coordenador da Dialeto. Como fotógrafo e jornalista é colaborador dos principais veículos de comunicação do Brasil e de agências internacionais. Como produtor cultural foi responsável por projetos de grande repercussão como: Projeto Xingu, Expedicion Morrillos, Mehinaku Message from Amazon, Caiapó Metutire, Cem Anos Luz, Sorocabana - Uma Saga Ferroviária, Avenida Paulista, Claro Jansson - O fotógrafo viajante, entre outros.

Pesquisa e Textos

DANIEL PASCALICCHIO
Formou-se em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com especialização em gestão ambiental pelo Gallillee College de Israel e pós-graduado pela Newcastle University, Austrália. É fundador da ONG Ambiental Litoral Norte onde desenvolve e mantém projetos sócio-culturais junto à comunidade caiçara do litoral norte do estado de São Paulo.

 

Direção Geral / General Direction
VITO D’ALESSIO


Fotografia / Photographer
VITO D’ALESSIO


Textos / Texts
DANIEL PASCALICCHIO
VITO D’ALESSIO em
O Santo que pecou e “Romeu e Julieta Tupiniquim”


Edição e Arte / Editing and Book Design
LEOPOLDO SILVA JR.


Direção de Produção / Production Direction
RENATO DUTRA


Pesquisa / Research
VITO D’ALESSIO
DANIEL PASCALICCHIO
MONIK DE OLIVEIRA


Projeto Cenográfi co / Exhibition Design
LUIS SCARABEL JR.


Revisão / Revision
DANIELA GONÇALVES DE MORAIS


 

Relações Institucionais / Institutional Relations
SORAYA IBNER


Tradução / Translation
RICHARD PEDICINI


Produção / Production
MONIK DE OLIVEIRA


Assistente de Produção / Production Assistants
PATRICIA DOS SANTOS
ANTONIA PEREIRA DE ARAÚJO


Direção Administrativa / Administrative Direction
ABDEL GOFFAR MAJZOUB NETO


Assistente Administrativa / Administrative Assistant
CARLENE LIMA BATISTA
Jurídico / Legal Advisor
JOSÉ ANTONIO BALESTERO


Leis de Incentivo / Incentive Laws
JOSÉ EDUARDO KFURI


Assessoria Contábil / Accounting Advisor
MARCO ANTONIO FAUSTINO


Pré-Impressão e Impressão / Printing and Pre-press
RR DONNELLEY MOORE



 

3.png
1.png
logo final.png