O SABOR ENTRE A SERRA E O MAR

Vito D'Alessio

Se culinária significa “a arte de cozinhar”, não estou certo de que esta nomenclatura se aplique à cozinha caiçara. A percepção que tenho é que para estes homens da costa, assim como para os índios, o alimento esteve exclusivamente relacionado a rituais delicados de sobrevivência. 


O que definitivamente não a torna menos importante: é um tipo diferente de sofisticação, que não passa fundamentalmente pela alquimia e pelo paladar e sim pela possibilidade de lidar com a pesca, a caça e a roça para extrair da natureza e de todos os seus ciclos, o essencial para manter uma vida simples e aconchegante, em uma das regiões mais bonitas e harmoniosas do planeta. E é nesta simplicidade que reside o grande diferencial da cozinha caiçara, um jeito genuíno de entender a culinária.


Assim, ao longo da história, o caiçara vai fundindo povos e miscigenando raças, desde o litoral sul fluminense até o norte paranaense, isto sem falar da forte identificação com a colonização açoriana de Santa Catarina.

 

Porém, muito além da etnia, compartilham a sabedoria de ouvir da natureza suas ofertas e a partir delas sentirem-se satisfeitos com seu tempo, onde o ontem e o amanhã têm um papel secundário em sua escala de valores. Mas, para entender um pouco do caiçara e sua “Culinária” é preciso entender como ele chegou até aqui.

O Livro

A culinária caiçara possui um requinte autêntico que não passa, fundamentalmente, pela alquimia e pelo paladar, mas sim pela possibilidade de lidar com ingredientes frescos obtidos na pesca, caça ou roça, extraindo da natureza e de todos os seus ciclos o essencial para manter uma vida simples e aconchegante no litoral sul e sudeste do Brasil. É nesta sábia simplicidade
que reside o grande diferencial da cozinha caiçara.


Este jeito genuíno de entender a gastronomia é apresentado neste livro através de receitas
contemporâneas e práticas elaboradas pela chef de cozinha Ana Bueno, além das percepções do antropólogo Antonio Carlos Diegues e do documentarista Vito D’Alessio, que levará o leitor a conhecer as histórias e hábitos alimentares desse povo que vive em uma das regiões mais bonitas e harmoniosas do planeta

Os Autores

ANA BUENO
Chef  / Chef

Chef de cozinha idealizadora e organizadora do Folia Gastronômica de Paraty, Rio de Janeiro. Foi indicada pela revista VIP, em 2007, como autêntica representante da culinária brasileira. Hoje comanda o Banana da Terra, restaurante paratiense indicado pela revista Prazeres da Mesa entre os 50 melhores do Brasil.

VITO D’ALESSIO
Fotos e Textos  / Photos and Texts


Como fotógrafo e jornalista é colaborador dos principais veículos de comunicação do Brasil e de agências internacionais. Como produtor cultural foi responsável por projetos de grande repercussão como: Projeto Xingu, Expedición Morrillos, Mehinaku Message from Amazon, Cinco Órfãos, Caiapó Metutire, Cem Anos Luz, Sorocabana - Uma Saga Ferroviária, Avenida Paulista, Claro Jansson - O fotógrafo viajante, Dias de Caiçara, Café – Um grão de história, Latino America – Memória Afetiva entre outros

ANTONIO CARLOS DIEGUES
Texto 

Antropólogo, professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental e diretor científico do NUPAUB-Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações e Áreas Úmidas Brasileiras, da USP. É autor e organizador de diversos livros, entre  os quais: O mito moderno da Natureza Intocada, Pesca construindo sociedades; Etno-conservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos, Ilhas e Mares, Simbolismo e Imaginário, Enciclopédia Caiçara (5 volumes).

O LANÇAMENTO

Ficha Técnica

Direção Geral / General Direction
VITO D’ALESSIO


Receitas / Revenue
ANA BUENO


Texto / Texts
ANTONIO CARLOS DIEGUES


Fotografia e Textos / Photography and Texts
VITO D’ALESSIO


Edição e Arte / Editing and Book Design
LEOPOLDO JOSÉ SILVA


Direção de Produção / Production Direction
RENATO DUTRA


Direção Financeira / Financial Director
ABDEL GOFFAR MAJZOUB NETO


Desenhos / Drawings
LUIS SCARABEL JR.


Produção / Production
MAIRA CARBONIERI
MONIK DE OLIVEIRA


Consultor / Consultant
CÍCERO ASSUNÇÃO
DANIEL PASCALICCHIO


Revisão / Revision
LARA BELINSKI RASTELLI


Tradução Inglês / English Translation
RICHARD PEDICINI


Relações Institucionais / Institutional Relations
SORAYA IBNER


Assistentes de Produção / Production Assistants
ANTONIA PEREIRA DE ARAÚJO
CLAUDIO FABBRINI


Assistente de Comunicação / Press Relations
PATRÍCIA FERNANDES


Jurídico / Legal Advisor
JOSÉ ANTONIO BALESTERO


Leis de Incentivo / Incentive Laws
RENATO DUTRA


Assessoria Contábil / Accounting Advice
MARCO ANTONIO FAUSTINO


Pré-Impressão e Impressão / Printing and Pre-press
PROL GRÁFICA

 

Dialeto PoloDoc
55 11 4591 3604
55 11 99455 3141 (Whatsapp)
Rua Prefeito José Carlos 452, Itupeva, São Paulo CEP 13295-000  
CNPJ: 24.009.909/0001-79
Estimativa de entrega 2 a 5 dias.

© 2017 by Dialeto

Cartão crédito

Débito Online

Outras formas