barco.png
espelho site.jpg
logo_telar_50anos1 (1).jpg
CCI.png
logo_horizontal_sem_fundo_RGB.png
logo_itau_rgb@3x.png
TRIPA-LOGO-LEI-E-ASSINATURA.png
PRODUTOS.jpg

O olhar Inglês sobre
o Brasil

Vito D'Alessio

Este é um projeto documental Multimídia baseado nas cartas manuscritas do capitão Charles Hope (1798–1854), escritas entre 25 de fevereiro de 1831 a 26 de agosto de 1832, quando um Capitão da Marinha Real Britânica comandou a belonave da 6a Classe Tyne, uma fragata de 600 toneladas e 28 canhões, construída em 1826, em uma incrível experiência pela costa brasileira.

 

Charles Hope conduziu sua carreira militar com eficiência britânica, mas nada que o alçasse ao seleto grupo dos heróis de Guerra ou celebres estrategistas. Não obstante, suas cartas nos revelam um ser apaixonado, de olhar aguçado, um homem admirável, o qual tivemos o privilégio de tê-lo como testemunha íntima de um momento efervescente da história do Brasil. Um narrador ousado, protegido pelo caráter eminentemente pessoal e afetivo de suas cartas, dirigidas muito provavelmente à sua esposa Anne.

 

O diário de uma grande viagem, temperado com ironia, ira, galanteios, críticas ácidas, doçura, medos e valentias, em uma visão tão humana que não caberia na retidão dos relatórios oficiais da Marinha Britânica.

O Livro

Suas cartas foram transcritas para um pequeno caderno de folhas costuradas e capa dura levemente avermelhada, com uma textura colorida por “respingos de tinta”. São páginas amareladas de um diário que assim como seu autor estaria fadado ao ostracismo, não fosse a alma inquieta de Telmo Giolito Porto, quem descobriu-o no emaranhado dos leilões do mundo.

 

Hope fundia sua alma com a sua embarcação, uma veloz fragata movida pela força dos ventos, que juntos passaram por aqui justamente na década em que os veleiros começaram a ser substituídos pelos poderosos vapores, as “Fragatas de Rodas”. A memória da Tyne ainda resiste em fragmentos nos arquivos do Museu Marítimo Nacional de Greenwich. São plantas, relatórios e parcos objetos, que nos dão apenas pistas fugazes que acendem a imaginação sobre uma aventura que se desvanece na memória de um mundo que já não existe.

 

Os apontamentos que acompanham a adaptação do texto original propõe-se a nortear o entendimento do contexto humano, social e econômico do mundo que girava ao redor dos fatos narrados pelo almirante, tal qual uma “carta de correntes” que nos ajuda a navegar pelos mares singrados pela Tyne. Um diário que se encerra sem que houvesse cessado a viagem, como se nos desafiasse a imaginar eternamente as doces experiências do Capitão Hope por um Brasil que em algum lugar do tempo continua existindo.

Uma visão intimista construída a partir do convívio intenso com o caminho percorrido pela Tyne. Um roteiro humano, agudo e poético entrelaçando grandes especialistas, pesquisa histórica e seus rastros remanescentes.

 

Alta tecnologia e experiência documental do cinegrafista Renato Dutra, estarão aliadas nesta produção deste documentário singular, cuja duração deverá variar ente 26 e 60 minutos de acordo com conteúdo e as exigências da grade do veiculador.

Canal do YouTube

Vídeos

WEB, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

Hot Site: Seguindo o conceito de difusão absoluta o projeto estabelecerá um canal contínuo de comunicação através de um Hot Site, a partir do qual etapas relevantes do projeto serão disponibilizadas para o público e a imprensa nos mais diversos formatos; Vídeos, Fotos, Textos, Links de pesquisa, roteiros de viagem, etc.

 

Mídia Social: As etapas do projeto serão acompanhadas por seus seguidores através de diários de trabalho e spots de conteúdo (trechos de entrevistas, fotos, áudios, vídeos etc.), publicados regularmente.

Livro Virtual e Vídeo: O conteúdo integral do livro e do vídeo serão transformados em arquivos e aplicativos para visualização e download.

 

Áudio Livro: Será produzida uma versão sonora do livro dedicada, sobretudo a deficientes visuais. Elaborada a partir de duas vozes, a primeira narrará o texto original e a segunda descreverá a diagramação e seus aspectos iconográficos e ilustrativos, permitindo assim, uma ampla compreensão do conteúdo do livro.

Ficha Técnica

Direção Geral / General Direction
VITO D’ALESSIO


Edição e Arte / Editing and Book Design
LEOPOLDO SILVA JR.


Direção de Produção / Production Direction
RENATO DUTRA

Comunicação Estratégica / strategic communication

Giuseppe Santoro D'Alessio

Textos / Texts
VITO D’ALESSIO em


Pesquisa / Research
VITO D’ALESSIO
Mara Marcia D'Alessio


Projeto Cenográfi co / Exhibition Design
LUIS SCARABEL JR.


Revisão / Revision
DANIELA GONÇALVES DE MORAIS


Relações Institucionais / Institutional Relations
SORAYA IBNER


Tradução / Translation
RICHARD PEDICINI


Produção / Production
MONIK DE OLIVEIRA


Assistente de Produção / Production Assistants
PATRICIA DOS SANTOS
ANTONIA PEREIRA DE ARAÚJO


Direção Administrativa / Administrative Direction
ABDEL GOFFAR MAJZOUB NETO


Assistente Administrativa / Administrative Assistant
CARLENE LIMA BATISTA
Jurídico / Legal Advisor
JOSÉ ANTONIO BALESTERO


Leis de Incentivo / Incentive Laws
JOSÉ EDUARDO KFURI


Assessoria Contábil / Accounting Advisor
MARCO ANTONIO FAUSTINO


Pré-Impressão e Impressão / Printing and Pre-press
RR DONNELLEY MOORE



 

3.png
1.png
logo final.png