MEMÓRIAS DE VIDRO
Vito D'Alessio
Durante o trabalho de pesquisa icnográfica do projeto “Sorocabana – uma saga ferroviária”, quase que por acaso, descobrimos este acervo inédito na pequena cidade de Itararé, no interior do estado de São Paulo, quase na divisa com o Paraná.
Eram mais de quatro mil negativos de vidro produzidos pelo fotógrafo sueco Claro Jansson, e guardados com absoluto zelo por seu filho Gustavo, então um octogenário com alma e olhar de menino.
Eram imagens singulares que acabaram por revelar aquele que no ano seguinte seria chamado pelos jornais “Folha de São Paulo” e pelo “Estado de São Paulo” como “O fotógrafo das revoluções”, pois por destino ou oportunidade são dele os principais registros da “Guerra do Contestado”, e das revoluções de 1924, 1930, e 1932.
Foram dois anos de trabalho conjunto para transformar a ideia em um projeto multimídia, com; Livro de arte, Exposição e um breve documentário produzido para a mostra. Pela primeira vez na história a obra de Claro chegava ao grande publico, a exposição no Museu da Imagem e do Som (MIS) foi prorrogada duas vezes ficando ao final mais de três meses disponível ao publico.
Com seu olhar intimo e antropológico Jansson nos apresenta imagens desbravadoras da saga emocionante dos imigrantes que reconstruíram o Brasil no inicio do século vinte.
O Livro
Um livro lindo e premiado, cujos textos estão baseados nas cartas escritas pelo próprio Claro Jansson enviadas para sua irmã na Suécia, durante décadas e encontradas durante o processo de pesquisa.
Um olhar que nos mostra o menino corajoso que vai a cada carta transformando-se em um homem maduro e ciente de seu papel.
Com um olhar capitular, este livro nos traz suas fotografias divididas em Viagens, Conflitos, e Retratos, enfim uma experiência singular para os amantes de história e da fotografia
Vídeos
Este vídeo foi produzido exclusivamente para ser exibido na mostra multimídia que ocupou todo o primeiro andar do Museu da Imagem e do Som de São Paulo durante 3 meses.
Nele, temos depoimentos relevantes de personagens que conviveram diretamente com o fotógrafo e entre eles seus filhos Dorothy e Gustavo.