base kamala 1.png
TRIPA-LOGO-LEI-E-ASSINATURA.png
HOKKO.png

Uma Mensagem da Amazônia
Paulo Pinagé 

Os Mehinaku vivem hoje em duas aldeias distintas às margens do rio Kurisevo. A aldeia de Uyapiyuku e a nova, Utawana. Porém na época da produção do projeto havia apenas a primeira. São habitantes antigos da floresta e foram expulsos de seu habitat original pelos Ikpeng* (que foram introduzidos na formação do parque), sofreram vários deslocamentos o que acabou por intensificar as relações de intercasamentos com outras etnias do Alto Xingu.

 

O primeiro contato dos Mehinaku com o mundo de fora aconteceu provavelmente com o alemão Karl Von Den Steinen em 1887.Os irmãos Villas Boas estiveram com eles pela primeira vez na década de cinquenta. Os grupos que vivem no Alto Xingu, ao sul do parque, na bacia dos rios formadores do Xingu, apresentam uma grande uniformidade cultural e participam de um sistema intertribal, mantendo, no entanto, sua identidade étnica.  

 

Os Mehinakus se alimentam basicamente de mandioca brava (micaia, em Aruak) e peixe. Suas casas são ovaladas com cobertura de sapé até o chão com duas aberturas. A aldeia é construída em círculo, com a casa dos homens no centro, no sentido leste-oeste. As mulheres usam o uluri, um pegueno cinto de fios de buriti, entre outras afinidades. Realizam o Guarup, cerimonial para os mortos, e praticam a luta huka-huka (tupi-guarani) ou Kap em Aruak.

 

Apesar de seguirem aspectos culturais semelhantes, cada etnia do Alto Xingu mantém e segue a sua própria tradição desde a língua a especialidades. Trocam experiências e se relacionam através do moitará, encontro para trocas comerciais e especialidades de cada grupo. Os Mehinaku são dóceis no convívio com os Caraibas,( homens brancos), Adoram viajar e se relacionar.

 

São bons artesãos e orgulhosos de suas habilidades, que seguem a tradição cultural. São conhecidos entre os Xinguanos como mercadores e detentores da técnica do sal do índio (cloreto de potássio). Fazem bancos zoomorfos, em forma de animais, como o tamaduá (yúper), anta (teme), onça (ianumaka), e passáros (warapapá) além de outros animais da convivência diária. Os bancos (Xepí) são feitos de um único tronco das árvores conhecidas como lixeira, piranheira e canela. A cor é obtida pelos pigmentos naturais: o pequi que dá o tom amarelo e protege a madeira; o vermelho, do urucum e do pau mãwatan; e o preto, do pau Iurilo e do carvão.

O Livro

Produção e edição limitada de "Mehinaku", livro de arte com encadernação luxuosa e conceito editorial  arrojado.

 

O livro tem por finalidade permitir que o leitor, tenha uma visão global do cotidiano e da cultura desta etnia, sua importância e integração com o meio ambiente, cultural e político.

Farta documentação fotográfica, além da utilização de diversos acervos históricos, públicos e particulares. Com textos de Paulo Pinagé e fotos de Vito D’Alessio, documentarista e pesquisador premiado.

 

Características Técnicas Edição Bilingue: Português / Inglês,  Tamanho: 26 x 27 cm, Impressão: Off set, 4x4 cores, Papel Couchet 180 g., Capa dura.

O Documentário

Um vídeo documentário premiado, que ao contrario do que se imagina traz um olhar distinto e complementar em relação ao Livro. Dirigido por Maria Inês Landgraf Fotografado por Renato Dutra, e roteirizado por Vito D’Alessio.

Um caleidoscópio de imagens e histórias encantadoras que nos dão a dimensão magica do universo caiçara.

A Música

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Étnico

02 Flautas Kauká
00:00 / 02:02
03 Canto Das Mulheres - Yamurikumã
00:00 / 01:22
01 Canto da Cerimônia De Furação De Orel
00:00 / 02:25

Uma produção que entendeu a profunda relevância da música na vida desta cultura, a partir de sua influencia impositiva na organização social, produtiva, afetiva e sobretudo espiritual.

Uma equipe apaixonada que mergulhou no fundo da alma e de uma memória já quase esquecida, Ali no centro da aldeia, foram noites de musica e sonhos, registradas com a mais alta tecnologia.

Transformados em um álbum Étnico com 42 faixas de música genuina, um documento para a eternidade. 

 

E um segundo Álbum que fundiu a inspiração   indígena com grandes nomes da música Brasileira, entre eles Naná Vasconcelos, Antonio Carrasqueira, Badi Assad, Airto Moreira, entre outros.

Sob a direção do etnico musicólogo Wilson Sá Brito, e uma equipe base poderosa, com Alfredo Belo, Simone Sow, Juliano Becari.

Fusion

01 Auchpai (Felicidade)
00:00 / 02:46
06 Vai Banhá-
00:00 / 07:42
05 Canto das Mulheres II
00:00 / 04:21

A Exposição

A exposição aconteceu no MIS – Museu da Imagem e do Som e registrou em linguagem multimídia a riqueza da simbologia cultural deste povo.

 

Um evento marcante que levou mais de 1000 pessoas apenas ao seu lançamento. A mostra foi criada, pelo cenógrafo Luis Scarabel jr. a partir de um conceito caleidoscópico, misturando todas as linguagens.

composta de um vídeo instalação sonorizada, 80 imagens fotográficas e uma exposição de objetos cotidianos dos Caiapós, entre eles: instrumentos musicais, adornos e arte plumária.

logo.png

Ficha Técnica

Supervisão - Supervision

Kenko Minami

 

Coordenação Geral / Fotografias General Coordination/Photos

Vito D'alessio

 

Produção / Pesquisa E Textos Production Research And Text

Paulo Pinagé

 

Pinturas - Paintings

Kamalá Mehinaku

 

Direção De Vídeo - Video Direction

Renato Dutra

 

Edição E Arte - Editing And Artwork

Marcos Badilho

 

Captação De Recursos Funding Management

Oscar Junitsi Koeke

 

Curadoria/Mis 99 - Artistic Organizer / Mis 99

José Armando Ferrara

 

Projeto Da Exposição/Mis 99 - Set Design

Anelise Ventura

Fabiano D'alessio Ferrara

 

Direção Laboratorial - Laboratory Staff

Armando Sato

Jurídico - Legal Advisor

Flávio Callado De Carvalho

Renata A. P. De Carvalho

 

Financeiro - Financial Controller

Vera Lúcia De Souza

 

Ensaio Aéreo - Aerial Trials

Elcio Aguiar Brito/Piloto

Oswaldo Alves Aquino/Mecânico

 

Revisão - Revision

Daniela Gonçalves De Moraes

 

Tradução - Translation

Andre Pascoal Keratsas

Christopher Ainsbury (Complemento)

Leila Galvão Souza

 

Fotolito - Separations

Stúdio 4

 

Tratamento Imagens /Treatment Of Images

Laerte Barreto

Maurício Barreto

Impressão/ Printing

Pancrom

 

Assessoria - Technical Assistance

Abdel Goffard

César Augusto De Melo

Eduardo Albarello F°

Francisco De Assis Machado

Gercy Maccari

Jefferson Merlo

Luiz Scarabel Júnior

Marcello Garcia

Pedro D'alessio

Ramón Ossa

Ricardo Xavier

Equipe De Produção - Production Team

Alexsandro Calazans

Armando Sócrates G. Melo

Bruno Albarello

Daniel Ramos De Melo

Luana Barbosa

Maria Montanaro D'alessio

Maria Helena Ramos Da Silva

Thais Ramos Da Silva

 

Roteiro E Copydesk Script And Copydesk

Patrícia Oriolo

 

Assitência De Produção - Production Assistance

Aiuruá Mehinaku

Jefferson Merlo

Luana Barbosa

 

Clip De Imagens - Clip Of Images

In Out Produções

 

Pré Edição (Vídeo Piloto) - Video Sampling And Preview

Argemiro Ferreira

Carmo Vídeo

 

Edição / Finalização (Vídeo Piloto)

Final Video Editing

Casa Das Máquinas

Rodolfo Rufeisen

Wilson Rapello Jr.

 

Computação Gráfica (Vídeo Piloto)

Computer Graphic/Video

Marco A. De Mônaco

 

Trilha Sonora - Sound Track

Homero Feijó

Maurício Grassmann

Wilson Sa Brito

 

Estúdio De Som - Sound Studio

Frequência Rara

Acompanhamento Médico / Medical Accompaniment

Francisco Pascalicchio

 

Auditoria - Auditing

Arlei De Souza

 

Website

W3 Produções 

Rogério A. Silva

 

Assessoria / Informática - I.T. Technical Support

Roberto Kazuo

Equipe De Produção - Production Team

Alexsandro Calazans

Armando Sócrates G. Melo

Bruno Albarello

Daniel Ramos De Melo

Luana Barbosa

Maria Montanaro D'alessio

Maria Helena Ramos Da Silva

Thais Ramos Da Silva

 

Roteiro E Copydesk Script And Copydesk

Patrícia Oriolo

 

Assitência De Produção - Production Assistance

Aiuruá Mehinaku

Jefferson Merlo

Luana Barbosa

 

Clip De Imagens - Clip Of Images

In Out Produções

 

Pré Edição (Vídeo Piloto) - Video Sampling And Preview

Argemiro Ferreira

Carmo Vídeo

 

Edição / Finalização (Vídeo Piloto)

Final Video Editing

Casa Das Máquinas

Rodolfo Rufeisen

Wilson Rapello Jr.

 

Computação Gráfica (Vídeo Piloto)

Computer Graphic/Video

Marco A. De Mônaco

 

Trilha Sonora - Sound Track

Homero Feijó

Maurício Grassmann

Wilson Sa Brito

 

Estúdio De Som - Sound Studio

Frequência Rara

 

Assessoria (Vídeo Piloto) - Video Assistance

Alderon P. Da Costa

L. C. Guimarães Jr.

Paulo Macedônia

 

Curadoria Casa Da Fotografia Fuji - Artistic Organizer

Rosely Nakagawa

 

 

Agradecimentos 

Special Thanks

Administração Executiva

Regional Do Xingu / Funai

Ailton Krenak

Aldemir Martins

Arako Mehinaku

Casa Do Amazonas

Norico E Junco Hamakawa

Ciucarte Mehinaku

Departamento De

Demarcações / Funai

Haruo Umeda

Kamaluvê Mehinaku

Kazo Uji

Marcos Santilli

Masami Okada

Maurílio Ferreira Lima

Monain Mehinaku

Orlando Villas Bôas

Pirakumā Yawalapiti

Tamalui Mehinaku

Walde-Mar De Andrade E Silva

Yanakula Rodarte

Yoshio Torata

Yumuin Mehinaku

logo final.png