download.jpg

OLHAR OS MUSEUS, OLHAR A CIDADE
Louis Bazire

Os museus são centros de memória e de perpetuação de conhecimentos relevantes adquiridos ao longo da nossa história, que têm o objetivo de proporcionar às novas gerações os testemunhos materiais da vida e da cultura de nossos ancestrais. Apesar da importância, nem sempre os museus são conhecidos pela sociedade que os abriga.

Por isso, a obra busca resgatar a memória do nosso país, valorizando aspectos singulares e momentos exemplares da história do Brasil, antiga ou contemporânea. Neste âmbito, um projeto editorial que traga luz a um cenário tão rico e importante, é extremamente relevante aos olhos do cidadão. Desta forma, a autora Ana Cristina Carvalho, na edição do Guia "Olhar os museus, olhar a cidade, São Paulo", nos traz muita satisfação.

 

Na obra, os museus foram incluídos nas regiões onde estão localizados e classificados por sua natureza tipológica (museu de arte, museu histórico, museu de ciências e tecnologia, museu casa histórica). O objetivo é fazer com que o leitor conheça e entenda melhor as opções existentes e possa assim, fazer as suas escolhas por interesses específicos em determinados tipos de acervos e museus, considerando os roteiros geográficos e as distâncias entre eles, além do contexto cultural local.

 

O guia apresenta a dinâmica paulistana, com ênfase nos acervos culturais de 67 museus e centros culturais. Os museus destacados estão apresentados e distribuídos em 10 sub- regiões da cidade compostas por bairros próximos, onde estão localizados. Dessa forma, "Olhar os museus olhar a cidade, São Paulo", aborda algumas singularidades do processo histórico da cidade e as características peculiares dos bairros em sua relação com os museus. Mais que um guia, a obra promete resgatar um pouco de nossa memória e cidadania, promovendo conhecimento e a sensação de pertencimento.

O Livro

Produção e edição limitada de "São Paulo - Olhar os Museus Olhar a Cidade”, é um guia de museus singular feito em brochura e conceito editorial arrojado, com textos e imagens específicos sobre cada museu e sua especificidade.

O livro tem por finalidade permitir que o leitor tenha uma boa visão sobre cada acervo e o que será encontrado no museu.

Farta documentação fotográfica com textos cuidadosamente elaborados por Ana Cristina Carvalho e Carlos Faggin, ilustrações de Pedro de Kastro e fotos de Lorena Holander.

 

Características Técnicas Edição Bilingue: Português / Inglês,  Tamanho: 32 x 11 cm, Impressão: Off set, 4x4 cores, Papel Couchet 180 g., Capa Flexível.

Ficha Técnica

Direção Editorial

VITO D'ALESSIO

Autores

ANA CRISTINA CARVALHO

CARLOS FAGGIN

Fotografia

LORENA HOLANDER

Ilustrações

PEDRO DE KASTRO

Captação de Recursos

 LOURDINA JEAN RABIEHH

Edição e Arte

LEOPOLDO SILVA

 

Revisão

CRISTINA SPECHOTO

 

Tradução

DANIELA CABRAL

 

Assistente de Direção

ANGELA NADALUCCI

logo final.png