







OS PRIMEIROS CAMINHOS
Vito D'Alessio

Este Projeto propõe pela primeira vez um documento sobre o fenômeno do tropeirismo na América Latina a partir de uma ótica unificada e a maneira como este ciclo estabeleceu laços tecnológicos e culturais fundamentais para a identidade latina e que são até hoje ignorados pela história oficial.
Houve um tempo em que a América Latina transformou se em uma terra de ricos minérios, e que os territórios selvagens que separavam Potosí de Ouro Preto só puderam ser domados por homens destemidos e seus muares incansáveis. Não havia separação entre as terras, o mundo parecia vasto e infindável para pessoas e seus animais.
Era um caminhar de pés no chão, o bridão da cavalgadura bem fixo no rumo determinado, sem grandes vôos de imaginação, sem desvios de vontade, apenas a fé inabalável de que era necessário seguir sempre adiante.
Os caminhos dos tropeiros seguiam os dos mineradores a quem levavam toda a sorte de produtos, dotados de um escasso aparato, e que vão se processar as vendas e as trocas entre os séculos coloniais até o surgimento das ferrovias e rodovias.
Hoje ainda restam tropas remanescentes em alguns recantos isolados dos Andes Bolivianos, nas serras de Minas Gerais, e no sertão de Goiás e Mato Grosso. Quanto mais remota e distante das capitais e dos centros regionais, tão mais vivo encontra-se a atividade tropeira, transportando produtos cada vez mais localizados, entre as roças e a sede das fazendas ou no máximo nas vilas e municípios próximos.
O Livro
Produção e edição limitada de "Tropeiros”, livro de arte com encadernação luxuosa e conceito editorial arrojado.
O livro tem por finalidade permitir que o leitor, tenha uma visão global do ‘tropeirismo’ na América Latina, sua importância e integração com o desenvolvimento econômico, cultural e político.
Farta documentação fotográfica, além da utilização de diversos acervos históricos, públicos e particulares. Com textos e fotos de Vito D’Alessio, documentarista e pesquisador premiado.
Características Técnicas Edição Bilingue: Português / Inglês, Tamanho: 26 x 27 cm, Impressão: Off set, 4x4 cores, Papel Couchet 180 g., Capa dura.
O Documentário
Vídeo Documentário; uma visão intimista dos caminhos e dos personagens que contarão nossa história. Relações de afinidade construídas a partir do convívio intenso de um caminho percorrido de maneira simples.
Um roteiro humano, agudo e poético entrelaçando a pesquisa histórica e seus rastros remanescentes. Alta tecnologia e experiência documental do Cinegrafista Mauricio Falcão, estarão aliadas na produção deste documentário singular, cuja duração deverá variar ente 26 e 60 minutos de acordo com as exigências da grade do veiculador.
DVD Além das alternativas de veiculação em canais abertos e fechados, o Vídeo Documentário será transformado em DVD. O conteúdo poderá ser usado como uma eficiente ferramenta de marketing dirigido, cuja autoração poderá ainda receber outros botões de navegação permitindo a exibição de vídeo institucional do patrocinador, making off, Jogos infantis, entrevistas complementares, entre outras opções viáveis.